Criando um Turbofan no GepolyO.
Bom, vou começar explicando o que é um turbofan.
Turbofan, são aquelas pás que ficam na entrada da turbina, sugando o ar para o pré-compressor, e algumas pessoas não sabem o "truque" de como faze-lá, e acabam roubando de outros existente e redimensionando.
Mas isso não é interessante as vezes, usar um turbofan que estava num 747 e colocar ele num Learjet 45 redimensionando ele vai ficar feio, então o que poderia ser feito, seria fazer um novo de acordo com o que você quer, mas se você acha que não tem precisão visual nem matemática pra fazer um circulo correto e as pás, não se preocupe.
Bom, o turbofan que iremos fazer é quase igual esse:
E vocês vão ver que não é nada dificil, que você poderia ter feito um tão rápido quanto escrever TAM.
Abrindo o GepolyO...
Primeiramente selecione uma cor cinza para que possamos fazer ele sem precisar voltar e repintar tudo
o Set Polygon alfa que aparece, nada mais é que o lugar pra você selecionar uma transparência, nesse caso 0 é nenhuma.
Bom, assim que você abrir o GepolyO pra fazer algo, você logo pensaria em ir no menuOBJECT > INSERT VERTEX ou teclar V, mas não para isso, agora você vai ateh o menu ADVANCED > REGULAR POLYGON VTX, como na imagem abaixo.
Agora selecione um eixo e clique nele, vai aparecer uma caixa com o titulo de "SEPARATION", nessa caixa você deve selecionar um número de vértices do seu turbofan, ou seja, quantos vértices vai ter o circulo a ser criado.
Para este turbofan imagino que 26 esteja de bom tamanho, então você deverá colocar nessa caixa de dialogo, o número 26 e dar OK.
Depois vai aparecer uma outra caixa de dialogo, com o titulo de "RADIUS", que é o raio total do turbofan, ou do circulo que será criado, nesse caso vamos usar o número 1.50.
Pronto, assim você já obtem o seguinte resultado, quem é um circulo hermético formado por 26 vértices num raio de 1.50
Bom, não acabou por ai, porque você vai ter que mover ela um pouco para cima, e criar um outro circulo igual a este para que possa ser feita a mágica!
Vá agora ao menu EDIT > MOVE ALL, e na caixa que aparecerá terá 3 opções de direção pra onde você poderá mover isso:
Eixo X: -move os objetos para direita se positivo, ou para esquerda se negativo.
Eixo Y: -move os objetos para cima se positivo, ou para baixo se negativo.
Eixo Z: -move os objetos para frente se positivo, ou para trás se negativo.
Nesse caso o eixo que iremos usar é o Eixo Y, e será usado o valor 0.400, já que eu estou usando precisão decimal de 3 digitos após inteiro, ou seja, após a virgula terei 3 casas decimais.
Ao pressionar OK, você irá perceber que nesse mesmo segundo, os vértices que estavam no ponto 0 dos três eixos, ele estará no ponto 0.4 do eixo Y, e você agora poderá criar um outro circulo nas mesmas medidas.
Bom, então vamos denovo, ADVANCED > REGULAR POLYGON VTX, inserir 26 no SEPARATION e dar OK, depois definir o RADIUS de 1.50 e dar Ok novamente.
Quando terminar você terá um resultado exatamente como esse:
Bom, as pontas das pás nós temos, mas e o centro, teremos que fazer um vértice único, bem no meio de tudo aquilo, bem fácil.
Agora sim vamos ao Menu OBJECT > INSERT VERTEX, ou simplesmente teclar V
E vamos colocar esse vértice ao centro do turbofan, pois ele será também o centro de rotação, mas como o padrão do Gepoly é 0.5 de guia, como que vamos centralizar ele num raio que tem a espessura de 0.400, partindo exatamente do Y.
Bom, então vamos ter que redefinir o tamanho da guia, indo ao menu SETTING > SET GRID SIZE
Vai aparecer uma caixa de dialogo, perguntando o tamanho das guias X, Y e Z, e você irá definir o tamanho de 0.010 tanto na X, quanto na Y e Z, assim, você poderá atingir o ponto 0.020 na guia Y para inserir o vértice central.
Pronto, agora refazendo a parte de ir ao menu OBJECT > INSERT VERTEX, ou teclar V, irá aparecer no centro dessas guias um X em vermelho, e você deverá pressionar F1, para ficar numa visão frontal e segurando a tecla SHIFT, clique com o mouse sobre esse X, e segurando o mouse clicado suba na guia Y, você irá ver que o X seguiu seu movimento do mouse, leve ele até o ponto 0.200 da guia Y, como na figura abaixo.
Pronto após você ter posicionado o X na posição correta de 0.200, aperte ENTER, e você verá que aquele X se tanformou num quadradinho verde como os outros, esse é o vértice central.
Agora vamos deixar eles mais suaves para receber os poligonos, indo ao menu EDIT >ROUND ALL VERTEX, eles deverão de quadradinhos se transformar em bolinhas.
Bom, agora vamos criar os poligonos, que tem a função de tornar visivel as pás, você irá cria-los indo ao menu OBJECT > INSERT POLYGON.
Algumas pessoas não conseguem criar poligonos, pois não sabem como atribuir eles aos vértices.
Para inserir um poligono, você tem que clicar com o mouse em cada vértice que você escolher, e para fixar o poligono, você tem que dar ENTER, mas não é só isso, no último vértice, você precisa dar clique duplo, ou triplo, para que a alça de visualização fique para o lado que você deseja que esse poligono seja vistou, ou seja, no nosso cado, ele deve ser visto de cima, então, vamos deixar a alça de visualização do poligono para cima, como na imagem a seguir:
As alças de visualização, pra quem não conseguiu entender, são as retas azuis com um X branco na ponta.
Você deve puxar o poligono da ponta de cima de uma seqüência até a ponta de baixo da próxima seqüência e liga-lo ao vértice central, dando os múltiplos cliques nele até as alças de visualização aparecerem do lado correto, ou seja para cima.
Fala isso com todas, depois aperte F2, para visualiza-lo de cima, e deixe o seu como o meu abaixo:
Agora você vai apertar F8, e verá que todo esse trabalho já rendeu frutos, que já está parecendo um Turbofan, mas ainda falta algo, falta aquele centro do rotor da turbina, bom, pra fazê-lo vamos ter que usar uma outra ferramenta que está no menu ADVANCED, ela era usada antes apenas para moldar o inicio da fuselagem, mas sabemos que seu potêncial não iria parar por ai.
Volte ao modo de edição teclando F7.
Então vamos ver se você já entendeu as noções básicas do GepolyO, e colocando em vista de F3, insira um vértice na posição 0.400 da guia Y bem no centro, um outro vértice na posição 0.300 da guia Z (frente/trás), com a posição 0.250 da guia Y.
Para movimentar para os lados, só segure o mouse clicado, você só usará o mouse clicado junto do SHIFT quando for movimentar no eixo Y.
Então, vamos ver se você aprendeu a olhar para o informe da posição do cursor(X vermelho do vértice),, então você terá que criar seguindo as cordenadas abaixo os tais vértices, olhando sempre pro informe da posição do cursor na guia.
Crie estes vértices:
(0.000 0.400 0.000) - Ponto mais alto
(0.000 0.250 0.300) - Lateral 1
(0.000 0.000 0.300) - Lateral 2
(0.000 0.000 0.000) - Ponto central absoluto dos eixos.
Depois se você conseguir fazes eles ficarão assim, se não conseguir tenta denovo.
Bom, agora vamos a mágica, do "SOLID OF REVOLUTION", clique no menu "ADVANCED" e selecione "SOLID OF REVOLUTION".
E clique nos vértices que ainda não estão suavisados, que ainda estão quadrados, mas clique nessa ordem:
Ao clicar no último vértice lá em baixo, tecle ENTER, e aparecerá novamente a caixa de dialogo SEPARATION, nessa você deverá colocar o valor 16, como no exemplo abaixo:
e dar OK.
Será criado o bico das pás desse turbofan, agora, você deve suavizar ele também, indo no menu EDIT > ROUND ALL VERTEX, confirmando apertando no botão OK, e em seguida pressionando F8, esse é o resultado que você obtém:
Se você conseguiu chegar até aqui, meus parabéns!
Você terá acabado de criar seu turbofan, que poderá ser usado em vários tipos de aeronaves, inclusive pode adapta-lo ao legacy do Owl.
Há varias maneiras de modificar essas etapas, para você personasar ainda mais, depois de terminar de fazer esse, comece uma nova e vá fazendo experiências, e aproveite mais ainda para conhecer as ferramentas do Gepoly.
Tutorial por: Russo - Admin
Bom, vou começar explicando o que é um turbofan.
Turbofan, são aquelas pás que ficam na entrada da turbina, sugando o ar para o pré-compressor, e algumas pessoas não sabem o "truque" de como faze-lá, e acabam roubando de outros existente e redimensionando.
Mas isso não é interessante as vezes, usar um turbofan que estava num 747 e colocar ele num Learjet 45 redimensionando ele vai ficar feio, então o que poderia ser feito, seria fazer um novo de acordo com o que você quer, mas se você acha que não tem precisão visual nem matemática pra fazer um circulo correto e as pás, não se preocupe.
Bom, o turbofan que iremos fazer é quase igual esse:
Abrindo o GepolyO...
Primeiramente selecione uma cor cinza para que possamos fazer ele sem precisar voltar e repintar tudo
o Set Polygon alfa que aparece, nada mais é que o lugar pra você selecionar uma transparência, nesse caso 0 é nenhuma.
Bom, assim que você abrir o GepolyO pra fazer algo, você logo pensaria em ir no menu
Agora selecione um eixo e clique nele, vai aparecer uma caixa com o titulo de "SEPARATION", nessa caixa você deve selecionar um número de vértices do seu turbofan, ou seja, quantos vértices vai ter o circulo a ser criado.
Para este turbofan imagino que 26 esteja de bom tamanho, então você deverá colocar nessa caixa de dialogo, o número 26 e dar OK.
Depois vai aparecer uma outra caixa de dialogo, com o titulo de "RADIUS", que é o raio total do turbofan, ou do circulo que será criado, nesse caso vamos usar o número 1.50.
Pronto, assim você já obtem o seguinte resultado, quem é um circulo hermético formado por 26 vértices num raio de 1.50
Bom, não acabou por ai, porque você vai ter que mover ela um pouco para cima, e criar um outro circulo igual a este para que possa ser feita a mágica!
Vá agora ao menu EDIT > MOVE ALL, e na caixa que aparecerá terá 3 opções de direção pra onde você poderá mover isso:
Eixo X: -move os objetos para direita se positivo, ou para esquerda se negativo.
Eixo Y: -move os objetos para cima se positivo, ou para baixo se negativo.
Eixo Z: -move os objetos para frente se positivo, ou para trás se negativo.
Nesse caso o eixo que iremos usar é o Eixo Y, e será usado o valor 0.400, já que eu estou usando precisão decimal de 3 digitos após inteiro, ou seja, após a virgula terei 3 casas decimais.
Ao pressionar OK, você irá perceber que nesse mesmo segundo, os vértices que estavam no ponto 0 dos três eixos, ele estará no ponto 0.4 do eixo Y, e você agora poderá criar um outro circulo nas mesmas medidas.
Bom, então vamos denovo, ADVANCED > REGULAR POLYGON VTX, inserir 26 no SEPARATION e dar OK, depois definir o RADIUS de 1.50 e dar Ok novamente.
Quando terminar você terá um resultado exatamente como esse:
Bom, as pontas das pás nós temos, mas e o centro, teremos que fazer um vértice único, bem no meio de tudo aquilo, bem fácil.
Agora sim vamos ao Menu OBJECT > INSERT VERTEX, ou simplesmente teclar V
E vamos colocar esse vértice ao centro do turbofan, pois ele será também o centro de rotação, mas como o padrão do Gepoly é 0.5 de guia, como que vamos centralizar ele num raio que tem a espessura de 0.400, partindo exatamente do Y.
Bom, então vamos ter que redefinir o tamanho da guia, indo ao menu SETTING > SET GRID SIZE
Vai aparecer uma caixa de dialogo, perguntando o tamanho das guias X, Y e Z, e você irá definir o tamanho de 0.010 tanto na X, quanto na Y e Z, assim, você poderá atingir o ponto 0.020 na guia Y para inserir o vértice central.
Pronto, agora refazendo a parte de ir ao menu OBJECT > INSERT VERTEX, ou teclar V, irá aparecer no centro dessas guias um X em vermelho, e você deverá pressionar F1, para ficar numa visão frontal e segurando a tecla SHIFT, clique com o mouse sobre esse X, e segurando o mouse clicado suba na guia Y, você irá ver que o X seguiu seu movimento do mouse, leve ele até o ponto 0.200 da guia Y, como na figura abaixo.
Pronto após você ter posicionado o X na posição correta de 0.200, aperte ENTER, e você verá que aquele X se tanformou num quadradinho verde como os outros, esse é o vértice central.
Agora vamos deixar eles mais suaves para receber os poligonos, indo ao menu EDIT >ROUND ALL VERTEX, eles deverão de quadradinhos se transformar em bolinhas.
Bom, agora vamos criar os poligonos, que tem a função de tornar visivel as pás, você irá cria-los indo ao menu OBJECT > INSERT POLYGON.
Algumas pessoas não conseguem criar poligonos, pois não sabem como atribuir eles aos vértices.
Para inserir um poligono, você tem que clicar com o mouse em cada vértice que você escolher, e para fixar o poligono, você tem que dar ENTER, mas não é só isso, no último vértice, você precisa dar clique duplo, ou triplo, para que a alça de visualização fique para o lado que você deseja que esse poligono seja vistou, ou seja, no nosso cado, ele deve ser visto de cima, então, vamos deixar a alça de visualização do poligono para cima, como na imagem a seguir:
As alças de visualização, pra quem não conseguiu entender, são as retas azuis com um X branco na ponta.
Você deve puxar o poligono da ponta de cima de uma seqüência até a ponta de baixo da próxima seqüência e liga-lo ao vértice central, dando os múltiplos cliques nele até as alças de visualização aparecerem do lado correto, ou seja para cima.
Fala isso com todas, depois aperte F2, para visualiza-lo de cima, e deixe o seu como o meu abaixo:
Agora você vai apertar F8, e verá que todo esse trabalho já rendeu frutos, que já está parecendo um Turbofan, mas ainda falta algo, falta aquele centro do rotor da turbina, bom, pra fazê-lo vamos ter que usar uma outra ferramenta que está no menu ADVANCED, ela era usada antes apenas para moldar o inicio da fuselagem, mas sabemos que seu potêncial não iria parar por ai.
Volte ao modo de edição teclando F7.
Então vamos ver se você já entendeu as noções básicas do GepolyO, e colocando em vista de F3, insira um vértice na posição 0.400 da guia Y bem no centro, um outro vértice na posição 0.300 da guia Z (frente/trás), com a posição 0.250 da guia Y.
Para movimentar para os lados, só segure o mouse clicado, você só usará o mouse clicado junto do SHIFT quando for movimentar no eixo Y.
Então, vamos ver se você aprendeu a olhar para o informe da posição do cursor(X vermelho do vértice),, então você terá que criar seguindo as cordenadas abaixo os tais vértices, olhando sempre pro informe da posição do cursor na guia.
Crie estes vértices:
(0.000 0.400 0.000) - Ponto mais alto
(0.000 0.250 0.300) - Lateral 1
(0.000 0.000 0.300) - Lateral 2
(0.000 0.000 0.000) - Ponto central absoluto dos eixos.
Depois se você conseguir fazes eles ficarão assim, se não conseguir tenta denovo.
Bom, agora vamos a mágica, do "SOLID OF REVOLUTION", clique no menu "ADVANCED" e selecione "SOLID OF REVOLUTION".
E clique nos vértices que ainda não estão suavisados, que ainda estão quadrados, mas clique nessa ordem:
Ao clicar no último vértice lá em baixo, tecle ENTER, e aparecerá novamente a caixa de dialogo SEPARATION, nessa você deverá colocar o valor 16, como no exemplo abaixo:
e dar OK.
Será criado o bico das pás desse turbofan, agora, você deve suavizar ele também, indo no menu EDIT > ROUND ALL VERTEX, confirmando apertando no botão OK, e em seguida pressionando F8, esse é o resultado que você obtém:
Se você conseguiu chegar até aqui, meus parabéns!
Você terá acabado de criar seu turbofan, que poderá ser usado em vários tipos de aeronaves, inclusive pode adapta-lo ao legacy do Owl.
Há varias maneiras de modificar essas etapas, para você personasar ainda mais, depois de terminar de fazer esse, comece uma nova e vá fazendo experiências, e aproveite mais ainda para conhecer as ferramentas do Gepoly.
Tutorial por: Russo - Admin